Veja 3 dicas para degustar o chocolate e ter uma experiência ainda melhor com o doce

Veja 3 dicas para degustar o chocolate e ter uma experiência ainda melhor com o doce

Degustar um chocolate e melhorar a experiência demanda atenção a alguns pontos relevantes 

 

*Por Raoni Costa

 

 

O chocolate é, sem dúvidas, um dos doces mais amados em todo o mundo. Além de um sabor marcante e bastante especial, o chocolate permite ser implementado em diversos tipos de receitas e pode ser encontrado em diferentes formas, concentrações de cacau e, também, em uma mistura de sabores e aromas. Resultado de tantas características positivas, o chocolate é um item bastante presente nas mesas do Brasil.

 

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o segmento de chocolates apresentou um aumento de 6% em sua produção no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram produzidas cerca de 201 mil toneladas, ante 189 mil toneladas elaboradas no período de 2021. O Brasil é o quinto maior consumidor de chocolates no mundo, atrás apenas de Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia.

 

Apesar do relevante consumo nacional do produto, a degustação do chocolate nem sempre recebe a devida atenção de todas as pessoas. Ainda que haja falta de conhecimento ou até talvez falte interesse das pessoas no tema, uma coisa é certa: é possível melhorar ainda mais a experiência do consumo de um chocolate por meio de uma boa degustação. Veja 3 dicas a seguir relacionadas à experimentação do chocolate.

 

A degustação começa antes de colocar o chocolate na boca

O processo de degustação de um chocolate não tem início quando o doce toca a língua de quem o consome, mas sim bem antes disso. Quem deseja ter uma experiência ainda melhor com o chocolate deve dar atenção a alguns elementos do ambiente, como preferir um local tranquilo para apreciar o doce, que seja bem arejado e sem outros odores marcantes. Também deve-se evitar o uso de perfumes na ocasião e também é recomendado que o paladar esteja limpo, para que não haja a influência de outros sabores presentes na boca antes da degustação.

 

O toque e o cheiro são importantes

Com o chocolate em temperatura ambiente, é recomendável que o degustador confira a caixa na qual está o doce, leia os componentes da receita, e repare na coloração e na forma do chocolate. Também é relevante quebrar um pedaço da guloseima perto do ouvido para sentir a consistência do alimento. Com isso feito, o degustador pode sentir o aroma do chocolate mais de perto e conseguirá identificar todos os aromas e demais elementos presentes no doce.

 

Por fim, o sabor

O último — e mais agradável — passo na degustação é justamente provar o doce. Um bom chocolate deve derreter com facilidade na boca, sem que o provador precise ficar mordendo. Com o doce encostado na língua, o degustador poderá identificar o sabor, notas e outros componentes do chocolate. Quando o consumo terminar é importante perceber o sabor residual, afinal, ele pode ter variações, como o gosto de nozes ou especiarias, por exemplo. Um bom chocolate deve ter um acabamento interessante e não deve deixar um gosto amargo ou ruim na boca após o consumo.

 

*Raoni Costa é Diretor da Luckau, empresa de chocolate que oferece experiências incríveis e saudáveis por meio do sabor.

 

Sobre a Luckau

Nascida em 2019 da paixão pelo chocolate e com o intuito de oferecer experiências incríveis e saudáveis por meio do sabor, a Luckau produz uma linha completa de chocolates zero açúcar, bem como produtos funcionais e veganos. Todos os alimentos comercializados pela empresa por meio de e-commerce, WhatsApp e lojas parceiras localizadas em todo o Brasil têm a missão de ajudar a proporcionar às pessoas qualidade e sabor, estejam elas fazendo reeducação alimentar, praticando atividades físicas regularmente ou apenas querendo ter uma nova experiência por meio do chocolate.

Postar um comentário

0 Comentários