Talento e presença nas plataformas digitais: jovens com menos de 18 anos podem alcançar o sucesso no mundo da música
Carreira musical é um caminho possível para quem sonha em fazer arte por meio da voz e de melodias
*Por Guilherme Berti
O mundo da música é um daqueles lugares onde algumas pessoas desejam habitar e fazer dele seu modo de vida. E não poderia ser diferente, afinal, encontrar alguém que não goste nem um pouco de música talvez seja mais difícil do que achar um indivíduo que domine todos os instrumentos musicais, uma tarefa árdua. Para algumas pessoas, o contato com a música começa desde o berço — às vezes até mesmo antes, na barriga da mãe — e a necessidade de se expressar pessoalmente por meio dela revela-se fundamental com o passar dos anos. A criança cresce gostando de cantar, vai descobrindo os instrumentos musicais ao longo da juventude, e, quando na adolescência precisa começar a pensar no que irá escolher como profissão, lá está ela: a música que tanto lhe acompanhou até aquele ponto da vida.
Os desafios para quem deseja criar e seguir uma carreira no segmento são diversos, tendo em vista que o mundo musical tem peculiaridades bem distintas em comparação com outros ofícios. Existem artistas que apenas despontam ao público depois dos cinquenta anos, há outros que alcançam o nível musical desejado no meio da fase adulta, e também existem outros jovens que com menos de dezoito anos já chegaram a um ponto inimaginável para a maioria das pessoas: o sucesso.
É claro que os casos de artistas muito jovens se destacando no mundo da música acabam sendo uma exceção em meio a uma infinidade de variáveis que compõem o cenário musical no mundo. Porém, enquanto muitas atividades demandam determinada idade para o alcance do ápice, a música, por outro lado, pode fazer um jovem chegar ao lugar desejado com o talento e, cada vez mais, com a utilização correta das plataformas digitais.
Para ficar em alguns exemplos, uma enormidade de jovens investem em lançamentos musicais em plataformas como Spotify, Apple Music, Amazon Music, YouTube Music e Deezer. E além de existir a possibilidade de compartilhar as produções em formato audiovisual em ferramentas como o YouTube e similares, diversos jovens investem nas redes sociais para marcar presença na internet e fortalecer a marca. Instagram e TikTok, a título de exemplo, são duas das plataformas mais adoradas por jovens cantores que têm talento e sabem utilizar tais espaços de modo favorável.
Evidentemente, marcar presença nas plataformas digitais de forma planejada, estudar música a fundo e ter sob domínio um grande talento não é uma fórmula mágica de alcançar o topo dos streamings ou até mesmo milhões de seguidores nas redes sociais, o que muitos definem como sucesso. Porém, uma dedicação contínua para que haja evolução musical e um trabalho digital feito adequadamente são ferramentas importantes para estar pronto para oportunidades que porventura apareçam. Por último, mas não menos importante, é crucial salientar que o conceito de sucesso é algo relativo, especialmente quando trata-se de uma modalidade artística tão singular como a música. O sucesso de um artista jovem é lotar estádios ao redor do mundo para cantar para milhares de fãs? Talvez seja ao olhar da maioria das pessoas; para outros, simplesmente conseguir trilhar uma carreira no mundo da música, seja ela como for, pode ser o suficiente. O importante mesmo é que a música siga tocando.
*Guilherme Berti é um jovem músico multi-instrumentista, cantor e compositor brasileiro. Sob o nome profissional de Guiberti, o artista tem músicas elaboradas em parceria com a AMS Produções e conta com milhares de ouvintes mensais na plataforma Spotify.
0 Comentários