O marketing de performance como alavanca para a comunicação tradicional

O marketing de performance como alavanca para a comunicação tradicional

 

*Por Marcel Matsuda

 

Você com certeza já pesquisou um produto e ele não saiu mais do seu celular ou abriu sua rede social e viu anúncios baseados na sua localização. Essas são situações bem comuns para usuários da internet hoje em dia. É o marketing de performance mostrando seu valor. Se você tem uma empresa e ainda não o conhece, é melhor ficar atento: 81% dos brasileiros usaram a internet em 2021, segundo a TIC Domicílios. Dados como estes mostram que a performance digital veio para ficar e alavanca negócios ao lado das tradicionais formas de comunicação.

 

Para exemplificar melhor, podemos dizer que o marketing de performance é uma das estratégias que constroem o marketing digital. Ele se baseia em uma premissa fundamental: veicular anúncios na web, redes sociais e fazer com que eles valham de acordo com seu desempenho. Com isso, ocorre a otimização de recursos e principalmente a entrega de resultados em vendas, conversões, leads mais rápidos. Ou seja, ele é fundamental para empresas que se destacam no meio digital.

Sua importância pode ser medida com pesquisas recentes. Anúncios digitais cresceram 21% em 2021 e o setor investiu 30 bilhões de reais em publicidade online, segundo pesquisa da IAB Brasil. Este número é 27% maior do que o do ano anterior. O mundo digital, inclusive, anda cada vez mais democrático: 95 mil empresas colocaram propagandas, anúncios no online. É cada vez mais perceptível o quanto estratégias de performance digital contribuem para o crescimento da publicidade e também dos anunciantes no país. Não dá para negar a força que o marketing de performance traz para os negócios.

Contudo, as formas tradicionais de comunicação ainda são eficazes. Podemos citar, por exemplo, o Jornal Nacional da TV Globo como um noticiário de sucesso da televisão e diversos programas de rádio que ainda têm uma audiência considerável. Porém, é importante entender e analisar que as formas tradicionais não sumiram, mas convergiram com o digital. Voltando as rádios, a maioria delas já conta com seus programas sendo transmitidos simultaneamente em plataformas de streaming. Jornais de televisão trazem comentários de telespectadores e aqueles que antes eram impressos, hoje estão na rede e disponíveis para mais pessoas.

Como então mesclar as formas mais tradicionais com aquelas que crescem por causa da tecnologia? A solução pode ser trazer o off para o on. É aí que o marketing de performance entra em ação. As estratégias desenvolvidas por especialistas são capazes de aumentar compradores em lojas físicas, eventos e também em varejistas. Pessoas que passam pela região do seu negócio serão impactadas através de métodos de localização geográfica e aqueles que pesquisam sobre o produto que você vende recebem anúncios que provam ao cliente que sua mercadoria é valiosa.

 

Ainda existem mais benefícios. O principal deles é que você pode começar a investir com poucos recursos. Não há valor determinado e verbas baixas podem trazer bons resultados iniciais. As campanhas de performance trazem novas nuances e comportamentos do público. Outro ponto importante é que os anúncios são capazes de dizer mediante a taxa de cliques, views quais são as formas mais atrativas de se comunicar online e como o consumidor gosta de ser alcançado. Um terceiro motivo, e este pode te surpreender positivamente, é a chegada de um novo público através do trabalho de performance digital: se o espaço físico traz limitações, o online alavanca e mostra seu produto, trabalho para mais pessoas.

 

Quando clientes faziam planos de mídia com meios convencionais, o acordo era fechado e sem espaço para alterações: o veículo era aquele acordado e a verba também. Com o marketing de performance, os anunciantes permanecem nos veículos digitais que entregam mais gastando menos. Os resultados real time deixam os planos de mídia flexíveis e cada campanha nova possibilita que os dados ajudem as seguintes. Sendo assim, nenhuma nova estratégia começa do zero, há sempre um dado de trabalhos anteriores que podem ser úteis. Logo, ao invés de escolher metas fixas, é bem mais eficaz que as campanhas que surjam baseiem seus objetivos em dados antecedentes. A escolha sempre deve ser feita pensando na melhora da performance do que em um número fechado.

Se isso ainda é novidade para você, calma. O mercado de profissionais habilitados para trabalhar com o marketing digital cresce cada dia mais. Também há certificações para iniciantes disponíveis para aqueles que desejam conhecer o terreno. É importante começar o plano de ação de performance com muito pé no chão, conhecimento do negócio e também do mar aberto que é a web. É aí que as formas tradicionais de comunicação se alinham com performance.

 

Dois casos para entendermos melhor: através de táticas digitais, pessoas de uma determinada região são impactadas por anúncios de exames e decidem ir até a unidade mais próxima. Ao chegarem lá se deparam com uma fachada mal iluminada, funcionários sem padrão de uniforme e um atendimento ruim. Ou, se por acaso, usuários que se inscreveram em um evento por meio de uma publicidade que viram e criaram expectativas, têm uma experiência muito ruim com a organização e com a comunicação. O trabalho de performance foi útil e de sucesso, porém as formas mais tradicionais não foram tão eficazes assim.

 

Assim, percebemos que o on e off devem andar juntos e alinhados. Ambos devem fazer parte de uma estratégia integrada, 360º que olhe para os desafios enfrentados pela empresa e o resolvam em sintonia. O marketing de performance traz dados para o negócio, descobre novos públicos, maneiras de ir mais longe e soma para garantir maior receita e sucesso para as empresas.

 

 

*Marcel Matsuda é CEO da fri.to, agência que busca gerar o máximo de resultados por meio de buzz e performance.

 

Sobre a Fri.to:

Há dez anos no mercado, a fri.to é uma agência que busca gerar o máximo de resultados por meio de buzz e performance, através da entrega de projetos com objetivos pré-definidos. A agência tem uma equipe de 60 colaboradores com perfil de estrategistas de marcas, e já desenvolveu campanhas para clientes como Fini, Le Postiche, Vans, Central Nacional Unimed, Leroy Merlin, MSC Cruzeiros, LG, Rayovac, Goodyear, Sorvetes Jundiá e Nazca Cosméticos, entre outros.

Postar um comentário

0 Comentários