*Por Marcel Matsuda
Você com certeza já pesquisou um produto e ele não saiu mais do seu celular ou abriu sua rede social e viu anúncios baseados na sua localização. Essas são situações bem comuns para usuários da internet hoje em dia. É o marketing de performance
Para exemplificar melhor, podemos dizer que o marketing de performance
Sua importância pode ser medida com pesquisas recentes. Anúncios digitais cresceram 21% em 2021 e o setor investiu 30 bilhões de reais em publicidade online, segundo pesquisa da IAB Brasil. Este número é 27% maior do que o do ano anterior. O mundo digital, inclusive, anda cada vez mais democrático: 95 mil empresas colocaram propagandas, anúncios no online. É cada vez mais perceptível o quanto estratégias de performance digital contribuem para o crescimento da publicidade e também dos anunciantes no país. Não dá para negar a força que o marketing de performance
Contudo, as formas tradicionais de comunicação ainda são eficazes. Podemos citar, por exemplo, o Jornal Nacional da TV Globo como um noticiário de sucesso da televisão e diversos programas de rádio que ainda têm uma audiência considerável. Porém, é importante entender e analisar que as formas tradicionais não sumiram, mas convergiram com o digital. Voltando as rádios, a maioria delas já conta com seus programas sendo transmitidos simultaneamente em plataformas de streaming. Jornais de televisão trazem comentários de telespectadores e aqueles que antes eram impressos, hoje estão na rede e disponíveis para mais pessoas.
Como então mesclar as formas mais tradicionais com aquelas que crescem por causa da tecnologia? A solução pode ser trazer o off para o on. É aí que o marketing de performance
Ainda existem mais benefícios. O principal deles é que você pode começar a investir com poucos recursos. Não há valor determinado e verbas baixas podem trazer bons resultados iniciais. As campanhas de performance trazem novas nuances e comportamentos do público. Outro ponto importante é que os anúncios são capazes de dizer mediante a taxa de cliques, views quais são as formas mais atrativas de se comunicar online e como o consumidor gosta de ser alcançado. Um terceiro motivo, e este pode te surpreender positivamente, é a chegada de um novo público através do trabalho de performance digital: se o espaço físico traz limitações, o online alavanca
Quando clientes faziam planos de mídia com meios convencionais, o acordo era fechado e sem espaço para alterações: o
Se isso ainda é novidade para você, calma. O mercado de profissionais habilitados para trabalhar com o marketing digital cresce cada dia mais. Também há certificações para iniciantes disponíveis para aqueles que desejam conhecer o terreno. É importante começar o plano de ação de performance com muito pé no chão, conhecimento do negócio e também do mar aberto que é a web. É aí que as formas tradicionais de comunicação se alinham com performance.
Dois casos para entendermos melhor: através de táticas digitais, pessoas de uma determinada região são impactadas por anúncios de exames e decidem ir até a unidade mais próxima. Ao chegarem lá se deparam com uma fachada mal iluminada, funcionários sem padrão de uniforme e um atendimento ruim. Ou, se por acaso, usuários que se inscreveram em um evento por meio de uma publicidade que viram e criaram expectativas, têm uma experiência muito ruim com a organização e com a comunicação. O trabalho de performance foi útil e de sucesso, porém as formas mais tradicionais não foram tão eficazes assim.
Assim, percebemos que o on e off devem andar juntos e alinhados. Ambos devem fazer parte de uma estratégia integrada, 360º que olhe para os desafios enfrentados pela empresa e o resolvam em sintonia. O marketing de perfo
*Marcel Matsuda é CEO da fri.to, agência que busca gerar o máximo de resultados por meio de buzz e performance.
Sobre a Fri.to:
Há dez anos no mercado, a fri.to é uma agência que busca gerar o máximo de resultados por meio de buzz e performance, através da entrega de projetos com objetivos pré-definidos. A agência tem uma equipe de 60 colaboradores com perfil de estrategistas de marcas, e já desenvolveu campanhas para clientes como
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