Plano diretor em São Paulo: Especialista cita algumas mudanças no mercado imobiliário

 

Plano diretor em São Paulo: Especialista cita algumas mudanças no mercado imobiliário

Segundo especialista, a construção de microapartamentos deve ser a principal mudança imposta pelo novo Plano Diretor

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em junho deste ano uma revisão do Plano Diretor estabelecido na cidade em 2014. O que já se sabe é que São Paulo vai virar uma cidade ainda mais vertical e concentrada nas vias de acesso. De acordo com Rodrigo Milan, engenheiro e CEO da Milan Reis Empreendimentos, uma empresa do Grupo Yees!, a cidade será impactada de diversas formas com o Plano Diretor, principalmente em termos de urbanização e mobilidade, mas para ele as principais mudanças serão perceptíveis no mercado imobiliário. 

Bairros próximos à Marginal Tietê 

Para os moradores de bairros próximos à Marginal Tietê e que estão preocupados com as novas regras impostas pelo Plano Diretor revisto em junho, o especialista começa dizendo que a região não deve ser afetada pelas mudanças por enquanto, já que o Projeto de Intervenção foi prorrogado. Segundo ele, tudo deve permanecer como está. 

"O prazo para a apresentação de um novo Projeto de Intervenção Urbana (PIU) para o Arco Tietê foi prorrogado para 2024. Por enquanto, o arco possuirá um Coeficiente de Aproveitamento (C.A.) de 4,0, sem restrição de gabarito, e um Fator de Planejamento = 2,0.", explica. 

Apartamentos menores sem vaga de garagem

De acordo com Milan, a alta demanda atual na entrega de microapartamentos (até 30 m²)  na cidade é para assegurar o direito dos compradores à vaga de garagem, já que com a revisão do plano isso só será possível para aqueles que comprarem unidades a partir dessa metragem, ou seja, apartamentos maiores. Ele acredita que as construtoras devem diminuir o investimento em microapartamentos nos próximos anos.  

"Atualmente muitos microapartamentos vêm sendo entregues para garantir vagas de garagem em empreendimentos que depois serão dados somente para apartamentos maiores. Com esse limite de até 30 m² e sem vagas incentivadas, as construtoras deixarão de ser obrigadas a fazerem tantos microapartamentos", afirma. 

Preço do imóvel e m² na cidade e impostos 

Segundo o engenheiro, as mudanças impostas pelo plano diretor não devem impactar diretamente nos preços dos imóveis, mas é preciso estar atento  sobre como elas podem influenciar na cobrança de impostos.

"Sobre o aumento dos raios ou de potenciais construtivos, não devem ter uma movimentação real no preço. Precisamos de menos impostos ocultos e mais potenciais para baixar o custo e democratizar mais as moradias ", pontua. 

Segundo o engenheiro, o que deixa a compra de apartamentos mais cara para o consumidor são alguns impostos, principalmente aqueles em que o consumidor não consegue perceber, como os que são pagos pelas construtoras. Um exemplo disso é a Outorga Onerosa, imposto direcionado às construtoras pelo direito de construir na cidade. 

"As outorgas onerosas são impostos invisíveis aos compradores de apartamento e direcionados às empresas construtoras, porém, se não houvesse esse tipo de imposto, todos os apartamentos seriam mais baratos. O Plano Diretor ainda não deixou muito claro nenhum movimento com relação às outorgas", explica. 

Ele finaliza dizendo que não há justificativa para esse tipo de imposto encarecer tanto os preços dos imóveis na cidade, e que, se comparado com as grandes metrópoles ao redor do mundo, São Paulo está em desvantagem. 

"Esse imposto faz com que os preços de São Paulo sejam tão caros, atrelado a um potencial construtivo baixo comparado ao resto do mundo nas grandes cidades. Precisamos de menos impostos ocultos e mais potenciais para baixar o custo e tornar a moradia mais acessível ", finaliza Milan. 

Sobre a Yees! Incorporadora

A Yees! , novo nome da JJR Empreendimentos (Mesmos sócios), é uma Construtora e Incorporadora que possui mais de 70 anos de experiência familiar dos sócios. O grupo entregou mais de 1.500 unidades no Estado de São Paulo, somando apartamentos, casas, comércios e condomínios horizontais. Possui diversas Qualificações como :Auditada pela Ernest Young + ISO 9001 + PBQPH Nivel A e muito mais.  É uma empresa em constante evolução que tem como Missão Democratizar Moradias de Excelência . Saiba Mais ! Acesse: https://yeesinc.com.br/. 

Postar um comentário

0 Comentários